O que significa Juizo Crítico?

Caro Senhor,
Uma vez por outra ouço falar em Juizo Crítico. De que se trata? Tem algo a ver com auto-crítica, auto-consciência ou até mesmo com a inteligência?
André Bettencourt (Manaus, Brasil)

O Juizo Crítico é uma capacidade superior da inteligência humana. A qualidade do Juizo Crítico esta directamente relacionada com a saúde e o equilíbrio mental. Significa a capacidade de fazer julgamentos correctos sobre situações ou pessoas ou tomar decisões acertadas. Ele exige que a pessoa tenha uma boa auto-consciência (tecnicamente chamada de insight). Assim, o Juizo Crítico é um processo absolutamente necessário para que se tomem boas decisões e se façam escolhas adequadas.
Percebe-se facilmente que o nível e a qualidade do Juizo Crítico depende de outros factores como as capacidades intelectuais, o pensamento, as emoções, enfim, a personalidade mas também as circunstâncias de vida de cada pessoa. É afectado também por factores culturais e sociais.
O que é que pode perturbar a qualidade do Juizo Crítico? Infelizmente, são muitas as perturbações que o podem afectar negativamente, impedindo uma pessoa de tomar boas decisões. Por exemplo, a depressão, as perturbações de ansiedade e o défice de atenção estão entre as mais vulgares (para não falar em problemas psicóticos como a demência).